quarta-feira, 31 de março de 2010

Como Utilizar as Tecnologias na Escola

Segundo Moran:
“Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Uma das dimensões fundamentais do ato de educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizá-las numa síntese coerente, mesmo que momentânea, compreendê-las. Compreender é organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para superá-la, para modificá-la, para avançar para novas sínteses, outros momentos e formas de compreensão. Para isso, o professor precisa questionar, criar tensões produtivas e provocar o nível da compreensão existente”.
Então como utilizar as tecnologias na escola?
Muitas vezes achamos que as tecnologias existentes na escola são apenas computadores, internet entre outros e não consideramos os livros, a televisão, o vídeo, o som, o rádio, etc.
O recurso usado para uma determinada aula deve suprir a necessidade e a especificidade dos objetivos da aula, independente do recurso utilizado.
É fundamental o papel do professor na inserção do uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, pois o mesmo direciona o seu fazer pedagógico para efetivar a compreensão e aprendizagem dos educandos.
Nos professores somos diariamente desafiados a inovar uma vez que “competimos” com recursos tecnológicos de ultima geração, isso desde a educação infantil ao maior nível de ensino, pois o acesso não se restringe uma modalidade de ensino. Assim o professor é desafiado a tornar mais interessante à tarefa de ensinar e aprender. Todavia mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário